cover.jpg

ENFRENTAMENTO

À PANDEMIA

Relatório 2017 / 2020

shutterstock_1678260514_edited.jpg
BG01.png

ao novo coronavírus

AP no combate

No primeiro semestre de 2020, não somente nós, mas o mundo todo teve que enfrentar um dos momentos mais difíceis de sua história: a pandemia do novo coronavírus. Logo cedo, instituímos um grupo de trabalho para decidir como enfrentaríamos essa doença em todos os seus aspectos, sanitários, claro, mas também econômicos e sociais. Assim, tomamos uma série de iniciativas, sempre alinhados às medidas e recomendações estabelecidas pelos órgãos oficiais de saúde sobre o assunto e com uma certeza: a vida é sempre o mais importante.

shutterstock_1637062687.jpg

A AP saiu na frente e, mesmo quando o número de casos era grande somente em nível internacional (o primeiro caso no Brasil só foi confirmado no dia 26 de fevereiro), o Clube instalou dispensers de sabonete líquido e álcool em spray não só nos banheiros, mas também em áreas de grande circulação, como restaurantes e churrasqueiras. Junto a isso, a AP intensificou a higienização de todos os ambientes e iniciou uma grande campanha de prevenção e conscientização nos espaços internos do Clube, no site e redes sociais, já com alertas para a minimização de contatos físicos e afastamento social.

Higiene

Uma questão de saúde pública

IMG_8190.JPG

Fechar as portas para fechar o cerco

contra o vírus

Em meio a uma pandemia como essa, é preciso tomar decisões importantes e com agilidade. Assim foi com a decisão de adiar os eventos e suspender todas as atividades da AP. Sabemos como foi e tem sido difícil para todos nós, mas em um cenário em que o afastamento social é uma das medidas mais eficazes de combate, a decisão foi absolutamente necessária. Com isso, certamente, centenas de possibilidades de contaminação foram evitadas e outras centenas de vidas resguardadas.

BG02.png

Em tempos de crise,

gestão eficiente

A necessidade de suspender as atividades sociais do Clube, até que fosse seguro para os sócios e colaboradores, representou uma perda significativa de receita para a AP. Cerca de 40% das entradas financeiras vem dos bares e restaurantes, que foram fechados, do aluguel dos nossos salões para eventos externos, também suspensos. Além disso, o Clube decidiu suspender as mensalidades da Academia, Escolinhas e treinamentos esportivos, restando as mensalidades habituais a única fonte de renda no período. 
 

Diante disso, rapidamente foi implementado um responsável plano de gestão financeira, com um corte de custos operacionais, suspensão de obras em andamento e o realinhamento de todos os contratos de fornecedores externos e prestadores de serviços, para que a perda de arrecadação não prejudicasse fortemente nosso patrimônio físico e, também, nossos colaboradores.

Medidas tomadas

- Suspensão de contratos de prestação de serviços

- Suspensão de obras

- Repactuação de contratos de serviços essenciais

- Adesão do Programa para Manutenção dos Empregos, do Governo Federal.

Trabalho firme para

manter o clube

Durante todo esse tempo que o clube esteve fechado por conta da pandemia, trabalhamos firmes para manter o patrimônio, que é de todos os sócios. Parte dos nossos colaboradores adotou o home office, enquanto a outra segue em esquema de revezamento para realizar atividades essenciais e deixar tudo em ordem. Temos, equipes de manutenção, limpeza, segurança patrimonial, operações e cozinha, garantindo o serviço de Delivery e Drive-Thru. Em todas as frentes, sempre adotamos critérios rígidos de segurança e higiene no trabalho de forma que as atividades sejam realizadas sem risco à saúde dos colaboradores e para que, quando isso passar, possamos receber os sócios de braços abertos e com tudo funcionando perfeitamente.

Assembléia_Paraense-23.JPG

vidas salvas

Empregos mantidos,

A união do rigoroso controle de custos e a ajuda de todos os sócios da AP, que mantiveram em dia o pagamento das mensalidades, foi fundamental para que 100% dos empregos dos nossos mais de 800 colaboradores fossem mantidos, inclusive com os benefícios, como plano de saúde. Uma união tão importante para preservar a vida de quem, o ano inteiro, está ao nosso lado.

Além da garantia da manutenção dos empregos, também redimensionamos as equipes, implementamos o teletrabalho e esquema de escalas, assim como a redução das jornadas de trabalho, somente mantendo atividades essenciais, como segurança, limpeza, entre outras. Tudo com adoção de todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos nossos colaboradores e terceirizados, incluindo triagem diária pelo ambulatório.

Ajuda Compensatória

Junto a todos esses esforços, lançamos mão do benefício do Governo Federal para manutenção dos empregos e criamos a Ajuda Compensatória AP, indo além do que prevê o próprio Governo para beneficiar nossas equipes, complementando o valor do benefício social para que os colaboradores mantivessem suas mesmas faixas salariais durante a pandemia. 

100% dos postos de trabalho foram mantidos  

800 colaboradores tiveram seus empregos garantidos sem perda financeira

Programa de desconto de 

mensalidade

Com as dificuldades geradas pela proliferação do vírus, a AP elaborou um programa de desconto na mensalidade para seus sócios. Durante o pico da pandemia, o valor da mensalidade de junho de 2020 foi reduzido e diluído nas mensalidades dos meses agosto e outubro deste ano. Além disso, 100% do valor restituído será convertido em créditos de consumo para os sócios utilizarem nos bares e restaurantes do Clube. 

Movimento

#APemCasa

Diante de uma crise é fundamental que nos reinventemos. E foi isso o que fizemos ao lançar o movimento #APemCasa. Com uma série de ações, levamos a Assembléia Paraense para mais perto de nossos sócios no momento em que se fez necessário o isolamento social. 

AP Live Show 

Os artistas que se apresentavam nos espaços da AP foram parar em shows nas redes sociais do Clube, com lives transmitidas pelo Instagram e YouTube.

Academia AP

Os professores da AP prepararam dezenas de treinos virtuais, lives e aulões on-line, com dicas de exercícios para fazer em casa. 

Contação de histórias 

A Estação Alegria preparou vídeos com contação de historinhas infantis para as crianças, divulgadas nos canais da AP no Facebook, Instagram e Youtube.

Delícias da AP 

Para o sabor da AP não sair da boca dos sócios, vídeos ensinaram as receitas de pratos clássicos do Clube.
 

Delivery e Drive-Thru 

Implementamos o serviço de entrega e pegue e pague, com diversas opções de pratos. Tudo foi amplamente divulgado nas redes sociais da AP, como alternativa para oferecer um serviço sem deixar de atender a necessidade de distanciamento social.

Dicas de higiene, segurança e lazer na quarentena

Cards e vídeos nas redes sociais com orientações para cuidados a serem tomados em casa para a prevenção do novo coronavírus, bem como sugestão de atividades para realizar em família durante o período de isolamento social.

Acesse o relatório completo de todas as ações realizadas pela Assembléia Paraense para enfrentamento da pandemia da Covid-19.