cover.jpg

Relatório 2017 / 2020

ESPORTE

01.jpg

esporte

Um clube que respira 

No triênio 2017/2020, a AP seguiu com treinos pesados e jogadas marcantes no incentivo aos esportes. Além das dezenas de campeonatos organizados, das mais variadas modalidades, o Clube continuou inovando e trazendo para os sócios novidades empolgantes, como o beach tennis e o futmesa. Hoje, conta um dos maiores complexos esportivos de todo o país, formado por ginásio poliesportivo, campos de futebol, circuito interno de corrida, mesas de sinuca e tênis de mesa, quadras de tênis, de squash, de areia, de peteca e, agora, com um skate park novinho em folha, trazendo mais essa modalidade, recém elevada à categoria de esporte olímpico, para o seu mix esportivo. 

BG.png

 show de bola 

Nos gramados, um 

A AP é praticamente um país quando o assunto é futebol. Afinal, mais de 50 times disputam a temporada regular do Clube. É praticamente o mesmo número de equipes que disputam a séries A, B e C do campeonato brasileiro somadas. Impressionante, não é mesmo? Mas os números superlativos não param por aí, durante o ano, organizamos 10 campeonatos simultâneos, sendo nove de sócios e um de colaboradores, disputados ao longo de sete meses. Esses campeonatos reúnem, a cada ano, mais de 1,5 mil jogadores. 

Placar do triênio 2017/2020

+  de

1.500

jogos

+  de

4.600

participantes 

+  de

600 bolas

utilizadas

Cerca de 400 processos julgados pela Comissão Disciplinar

As jogadas, grandes lances e gols de placa dos nossos atletas foram parar na internet. Uma das principais inovações desse período foi a transmissão ao vivo dos jogos pelo canal do YouTube e redes sociais da AP.

Transmissão

ao vivo 

ap-banco2-74.jpg
BG2.png

Tênis

O tênis é um dos esportes mais praticados na AP e está historicamente ligado ao crescimento do Clube, que hoje possui uma das maiores e melhores infraestruturas do país. Nos três últimos anos, foi mantido um intenso calendário de competições para os associados, entre torneios regulares e comemorativos, fortalecendo ainda mais a prática do esporte internamente.

600 atletas

participaram do Ranking de Tênis nos três últimos anos. 

+ de 1 mil pessoas 

participaram das competições organizadas pelo Clube no triênio.

BG2.png

A volta do Pato Open

Em 2018, trouxemos de volta o Pato Open, torneio comemorativo em alusão ao Círio de Nazaré, e que há muito tempo já fez parte do calendário do tênis. A competição empolgou amigos e atletas, que renovaram as disputas em 2019.

Tênis da AP é uma fábrica de talentos

A delegação da AP participou de, pelo menos, cinco campeonatos nacionais, em estados como Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Nossos atletas fizeram bonito em competições nacionais interclubes Brasil afora. São eles:

Gabriel Malta

Eduardo Leite

Nicholas Matos

Vitoria Moreira

Beatriz Esteves

Arthur Pegado

Guilherme Leite 

Anna Caroline Gonçalves

Felype Rodrigues

Torneios oficiais nas quadras da AP 

Como reflexo do investimento constante em infraestrutura, a AP sediou diversos torneios oficiais, somente em 2019 foram três: o Fest Tennis, maior circuito de tênis do Norte e Nordeste, o Açaí Bowl, organizado pela Federação Paraense de Tênis e que reuniu atletas de todo o Brasil, e a II etapa do Campeonato Paraense, com especial destaque para os tenistas da AP. 

Squash

A AP conta com uma moderna infraestrutura para a prática do esporte e, a exemplo do tênis, um calendário consolidado de disputas ao longo do ano. As quadras, refrigeradas, seguem padrões internacionais exigidos de piso e tamanho, e estão abertas para todos os sócios. Para estimular ainda mais a disseminação do esporte, o Clube organiza um ranking anual dos melhores atletas que participam das competições oficiais organizadas pelo Clube, são quatro no total. No triênio 2017/2020, a Assembléia Paraense contratou o coach internacional e tutor em Coaching da World Squash Federation, Renato Gallego, para desenvolver ainda mais o talento dos nossos atletas. 

Beach-Tenis-2.jpg

Beach Tennis

Em 2019, ocorreu na AP o primeiro torneio de um esporte que vem tomando conta das praias brasileiras: o beach tennis. A primeira edição já foi um sucesso, os sócios abraçaram a ideia e participaram em grande número. Divertido e fácil de aprender, a expectativa é de que a modalidade conquiste cada vez mais espaço no Clube. 

Corrida 2.jpg

Ranking de Corrida

Com quatro provas realizadas anualmente, o AP RUN marca presença no cenário do atletismo brasileiro e incentiva os atletas do Clube a superarem suas marcas e, também, a se destacarem em maratonas nacionais e internacionais.

2.795 atletas

+ de 60 km

correram as provas da AP Run no triênio.

percorridos a cada ano.

O médico Jorge Oliveira Vaz, atleta e sócio da AP, é detaque dentro e fora do clube. Ele já participou de importantes provas nacionais, como Corrida de São Sebastião (RJ), City Marathon (SP), Maratona Caixa (RJ), e até internacional, como a Maratona de Boston (EUA).

Futmesa 1.jpg
BG3.png

Futmesa

Em agosto de 2019, uma nova modalidade passou a integrar o mix de esportes da AP: o Futmesa. Uma prática recreativa e divertida para toda a família, que é sucesso nos grandes clubes do Brasil e entre os jogadores de futebol profissional. A prática colabora com o desenvolvimento da coordenação motora, melhora reflexos, pontaria e controle de bola.

Basquete 1 - colocar como foto destaque.

Basquete

Aquela tradicional reunião entre a turma do basquete, para bater uma bolinha, agora virou coisa séria. Ao longo de 2019, mais de 100 atletas participaram do campeonato interno de basquetebol, entre os meses de maio e dezembro. 

Nata%C3%A7%C3%A3o%201_edited.jpg

Natação

Nas piscinas, a AP se sente em casa. Além de contar com escolinhas para todas as idades, a equipe de natação Máster do Clube é uma das potências do esporte. Nesses últimos anos, o time, formado por cerca de dez atletas, conquistou o troféu Eficiência no Torneio Paraense de Natação, e foi campeão do campeonato Norte-Nordeste Interclubes. 

ap-banco2-62.jpg
BG4.png

Vôlei

O vôlei, seja de quadra ou areia, é uma modalidade que faz o maior sucesso entre os nossos associados, além de treinos regulares, o esporte ainda conta com um calendário fixo de competições entre os participantes. Em 2019, o time da AP foi campeão do torneio interclubes da modalidade. 

Peteca.jpg

Peteca

Outro esporte que só se fortalece no Clube é a peteca. Com quadras revitalizadas, os associados apaixonados pela modalidade puderam colocar toda a habilidade em prática no torneio que já faz parte do calendário anual da AP. 

BG5.png

Nova Academia AP

Em 2019, a Nova Academia AP foi entregue para os sócios, após passar por uma profunda reforma. E para acompanhar essa estrutura de primeira mundo, também inovamos nos serviços oferecidos no novo ambiente, com aulas diferenciadas, indoor e ao ar livre, lançamento de novos planos, que se adequam ao perfil de cada sócio, e a implantação da avaliação por bioimpedância, um dos métodos mais modernos do mundo de avaliação corporal. 

Sinuca 1.jpg

Jogos de Salão

Dominó, canastra, sinuca… Estas são só algumas das diversas modalidades que compõem o leque de jogos de salão da AP. Os praticantes contam com uma dedicada estrutura, com salão refrigerado e até mesmo serviço de bar. Ao longo do ano, vários campeonatos foram realizados, mantendo viva a prática entre os associados. No final de 2018, a AP, inclusive, sediou o interclubes de sinuca, disputado por quatro equipes de Belém e reunindo mais de 15 competidores.

Ap - 2o ensaio-24.jpg

Escolinhas

Nos últimos três anos, as escolinhas de esporte da AP deram um salto significativo no número de participantes, ultrapassando os 300 inscritos. A estrutura foi aperfeiçoada, os treinadores passaram por capacitações e novas modalidades foram incluídas. Entre as opções de atividades, as mais procuradas são a natação, judô, tênis, futebol e basquete. Sócios dependentes a partir dos dois anos de idade já podem se inscrever, basta procurar o Departamento de Esportes e buscar informações sobre a modalidade mais indicada para cada idade.

Skate%20Park%202_edited.jpg

Skate

Com a inauguração da Fun Zone, os sócios da AP ganharam um espaço especial para a prática de skate. A modalidade, que recentemente foi elevada à categoria de esporte olímpico, passou a integrar o mix de modalidades esportivas do Clube.